segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Babaganoush




Eu aprendi a fazer babaganoush com um egípcio. Um rapaz muito legal, gentil, prestativo e engraçado. Nós o chamávamos pelo seu nome curto, Taha (leia-se Tarra).

Para mim foi uma espécie de apredizado de alma. Ele passava-me a receita (fazendo ao mesmo tempo) com muita vontade de ensinar-me algo rico e cheio de tradição. Ele me contava os jeitos que a mãe dele gostava de fazer, os jeito que o irmão mais velho dele fazia, o jeito que a tia fazia e por fim, o dele. Naquele dia me senti em casa e lembrei dos pratos e delícias da Bahia.

Na hora de decorar o prato do babaganoush, ele passou-me toda uma beleza, toda uma intimidade com aquele prato, que fiquei muito emocionada. 

Nesse final de semana resolvi fazer babaganoush para levar como petisco para antes do almoço na casa de amigos. Fazendo o babaganoush lembrei-me com exatidão daquele dia que foi uma das minhas melhores aulas de gastronomia.

Compartilho com muito prazer essa receita com vocês hoje :)


Babaganoush
Rende o suficiente para 6 pessoas petiscarem à vontade

6 beringelas médias
de 6 a 7 col. sopa generosas de Tahine
, pasta de gergelim
2 dentes de alho amassados
Sal à gosto
Sumo de limão à gosto
Folhas de salsinha, tiras de pimentão vermelho e cenoura para decorar
Azeite de oliva de boa qualidade para regar

Coloque as beringelas lavadas e secas em cima de uma assadeira coberta com papel manteiga. Se alguma for muito maior que a outra, é só dar algumas espetadas com uma faquinha. Leve ao forno pré aquecido por 60 ou 80 minutos, até que elas fiquem estufadas, mas ao toque sedam com facilidade. O tempo de cozimento da berinjela vai depender muito de seu forno!



Assim que estiverem macias, o trabalho de retirada da polpa e amassamento da mesma deve ser rápido, para que não esfrie. Se esfriar, será mais difícil de amassar.

Espete cada berinjela com um garfo para segurá-la bem, corte no sentido longitudinal, vire e retire a polpa de cada lado. Descarte a casca. Faça isso com todas as berinjelas. Com a ajuda de um garfo, amasse toda a polpa retirada até obter um purê. Tem de ficar bem amassadinho. Nessa etapa, peça a ajuda de um braço masculino ou forte, como eu fiz :)






Feito o purê, adicione agora a Tahine. Primeiro duas colheres, depois mais um pouco até chegar ao ponte de seu gosto. Junte o sal e o alho amassado. Experimente e corrija o sal. 


É interessante dar uma boa misturada na Tahine, dentro do vidro mesmo, antes de usar, pois parte da pasta assenta no fundo do vidro e essa parte deve ser agregada ao restante da paste solta que fica em cima.


Por fim, junte o sumo do limão até obter um pouco de contraste de sabor. O babaganoush não deve ter sabor ácido. O limão é só para temperar! Se quiser nessa hora pode colocar mais alho, ou sal, ou até mesmo Tahine, mas nada de exageros. Deve-se sentir o sabor da berigela sempre :)

Transponha o babaganoush para um prato bonito, não importa se for raso ou fundo. Decore com folhinhas de salsinha, tiras de pimentão vermelho, cenoura e por fim regue com azeite de oliva.



Sirva com pão de sua predileção. Se não for servir logo, então deixe na geladeira, bem coberto,  até a hora de comer. Aqui em casa nunca acontece de ter de deixar na geladeira, sempre vem as mãozinhas nervosas com seus pedacinhos de pão puxando um tanto de babaganoush e é assim que deve ser :)

Babaganoush tem uma textura cremosa deliciosa, um sabor levemente salgado, com o tempero do alho e do limão, que dá um toque muito especial. No fundo tem um saborzinho amargo, se comido puro, mas o pão equilibra muito bem esse leve amargor. Espero que tenham gostado :)

Um forte abraço e uma ótima semana para todos <3






Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Bolo de chocolate para Cadu




Semana passada recebi um convite lindo da Patty do Aqui naCozinha. Ela me perguntou se eu gostaria de participar de seu especial para o Dia das Crianças (do blog) e eu logo aceitei né :)

Eu deveria contribuir com uma receita de algo que eu fizesse com meu filhote Cadu, além de algumas fotos. No início pensei logo em biscoitinhos, mas depois me decidi mesmo por um bolo gostoso.

Não foi nada difícil definir qual bolo eu faria com a ajuda de Cadu, pois o menino adora chocolate. Logo quando comecei a fazer a Mise em Place, ele começou a assistir desenho animado e então pensei que o meu ajudante furaria comigo, apesar de eu já ter combinado com ele antes.

Derrepente ele chegou na cozinha e perguntou: “ Já vai começar fazer bolo chocolate mamãe é?” Eu adorei e sorri respondendo que sim :)

Ele curtiu demais esse momento na cozinha comigo e o papai, pois foi o papai quem tirou algumas das fotos :)


Bolo de chocolate
Para uma forma com furo de 24 cm
Ø e 10 cm de altura e sem furo 25 cm Ø e 6 de altura

200g de manteiga sem sal, meio derretida e meio inteira*
90g de açúcar cristal
90g de açúcar demerara
2 pitadas de sal
1 col. sopa de essência de baunilha
ou outra de seu gosto ou 1 col. chá de óleo de essências de sua preferência, eu usei óleo de essência de amêndoas!
4 ovos
80g de cacau em pó 50%
200g de farinha de trigo peneirada
10g de fermento para bolo
10g de bicarbonato de sódio
De 100 a 150 ml de leite integral
, eu precisei de 100ml
85g de xérem de castanha de cajú
112g de chocolate meio amargo
grosseiramente picado

Faça uma Mise em Place de todos os ingredientes de maneira divertida para que seu filho, sobrinho, afilhado, a criança emfim, participe de todas as etapas da feitura do bolo. Pense em usar recipientes leves e pequenos, caso a criança tenha menos que 5 aninhos. O que é o caso de meu Cadu :) Assim que estiver tudo preparado, pré aqueça o forno a 180 °C! Vale à pena dizer que tudo tem de estar em temperatura ambiente, exceto a manteiga*.

Cadu querendo "atrapalhar" minha foto da Mise en Place!


Bata na batedeira ou mixer de mão (vel. média) a manteiga com os açúcares cristal e demerara e o sal, até obter uma mistura homogênea e esbranquiçada. Acrescente a essência de sua escolha e bata rapidamente só até agregar tudo. 

Junte ovo por ovo, batendo um pouco após cada adição. Acrescente o cacau em pó e misture, agora bata rapidamente até que fique homogêneo.



Agora só com a espátula ou colher de pau ou fouet! Adicione a farinha peneirada em dois lotes, alternando com o leite, sempre misturando. Feito isso, adicione o fermento e o bicarbonato e misture. Por fim, junte o chocolate picado (polvilhado com um pouco de farinha de trigo) e o xérem.  Misture rapidamente e ponha a massa pronta na forma.


Olhem a carinha de Cadu quando juntei farinha no chocolate picado! Eu acho que ele queria "roubar" alguns pedacinhos antes de colocar na massa e eu atrapalhei os seus planos, hehe!
 

Leve para assar por uns 50 ou 55 minutos e antes de retirar o bolo do forno faça o teste do palito. Retire o bolo do forno, ponha-o em cima de uma grade ou superfície de madeira e deixe esfriar na forma por 20 minutos. Depois desses 20 minutos, desenforme o bolo em cima de um prato e deixe esfriar por completo antes de consumir.

Teve uma partizinha que não saiu da forma, mas deu para juntar depois e não ficou tão ruim assim!

Esse bolo fica bem pouco doce. Fica a critério dos boleiros e boleirinhos, escolherem cobrir/decorar com brigadeiros, doce de leite, leite condensado, confeitos e tudo mais que desejarem. Resolvi deixar sem nenhuma cobertura, pois meu Cadu adora um bolo e assim ele poderia comer o quanto quisesse sem maiores ameaças para seus dentinhos de leite :)

Espero que tenham gostado da idéia para fazer com alguma criança no dia delas :) E não se esqueçam de untar e enfarinhar a forma!

Um forte abraço para vocês e fiquem com mais algumas fotos :)







Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Hello Foodblogers! Eu fui :)




Trago hoje para vocês toda a minha ótima impressão e o sentimento de alegria que tenho de ter participado desse encontro tão legal. Faz pouco tempo que eu compartilhei com vocês a notícia de que eu participaria do Encontro Gourmet Nacional de Foodblogers. Pois então, o encontro foi no último final de semana.

Para mim tudo o que vivenciamos lá não podia ter sido mais cheio de carinho. Pude conhecer pessoalmente quase todas as minhas queridas e fofas amigas blogueiras e blogueiros. Vi de perto também, todo o empenho das nossas três organizadoras maravilhosas, Sandra, Cecília e Daniela, que estavam lá na linha de frente recebendo a todos nós que chegávamos. Além de cuidarem para que tudo seguisse o cronograma sem atrasos ou interrupções.

Devo o meu muito obrigada a essas três retadas e a todos aqueles que as apoiaram, sem tirar os maridos, filhos, amigos, parceiros e todos que estiveram envolvidos.  Muito obrigada!

Quero também dizer as minhas queridas e queridos que pude abraçar, que não vejo a hora de termos o segundo encontro para que possamos matar a saudade e nos abraçarmos novamente. Peço desculpas a aquelas pessoas que não conversei muito e dizer que as tenho também em meu cantinho carinhoso. 

Hoje, com a voz quase que totalmente recuperada, poderia mesmo era gritar para o mundo e dizer que a saudade já apertou de montão!

Um forte abraço a todas e todos e aproveito para dizer que devemos seguir cozinhando com carinho e amor rumo ao próximo encontro ;) 

Fiquem com alguma fotinhas do encontro logo abaixo. Querendo ver mais fotos acessem aqui, para fotos dos preparativos de minhas lembrancinhas para encontro e para fotos de minha estadia e passeio em uma confeitaria de São Paulo e aqui para mais fotos do encontro.

Andréa, Carla, Cintia, Stefânia e Ana!

Duas das organizadoras, Sandra e Cecília!

Os gregos, huuuummmm!

Juliana e Cintya!

Mesa do Cook Lovers!

Petisco irresistível do Simples assim!

Marbene!

Lembrancinhas individuais lindas e muito carinhosas da Valéria do Cake Designers, obrigada :)

Esfera de jabuticaba com creme e nozes, delícia! Feito pela Banqueteria Nacional!

Monalisa e seus sucos deliciosos!

Eu e minha querida Tania!

Carla e Stefânia!

Deliciosa sobremesa da Renata!

Foto de nossos brindes gentilmente cedida pela querida Lourdes!

Visitem o site do Doce Melange e curtam a página no facebook!
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...