quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bolo de amêndoa com manga e baunilha e uma entrevista




Quando comecei o Gourmet e Gourmand tinham muitas coisas novas acontecendo em minha vida e também coisas novas para aprender e continuar com o blog.

Confesso que não foi fácil e eu, como detalhista que sou, ficava sempre me perguntando sobre a qualidade do blog, sobre a maneira de escrever, sobre o conteúdo em si. Me perguntava se tava bom ou se tinha algo que poderia ser diferente, melhor! Sabia que a melhora e um certo direcionamento só viria com um tempo, mas eu sou muito ansiosa.

Logo de cara fui pesquisar em outros blogs como era que as pessoas se expressavam, como elas mostravam seus blogs aos outros. Não demorou muito e eu resolvi pedir opiniões e ajuda a outros blogueiros.

Uma das pessoas foi a Andréa Potsch do Aromas e Sabores e Blogs de Culinária, que foi muito gentil e ajudou bastante. Imaginem vocês que eu tinha uma idéia fixa que o meu blog deveria ter um fundo preto. Foi a opinião da Andréa que me fez repensar e modificar isso. Fora outras dicas legais e importantes que ela me deu, ela também se tornou uma querida e na ocasião do Encontro Gourmet eu a conheci pessoalmente, pude abraçá-la, fomos ao bairro da Liberdade juntas e no fim de tudo, ela (também) ainda me ajudou a arrumar a minha mala. Uma ajuda e tanto!

Recentemente fui convidada a ser entrevistada no Blogs de Culinária e eu aceitei e com muito prazer e emoção. Imaginem vocês o quanto eu não fiquei emocionada com a oportunidade. Uma experiência muito legal, posso com certeza afirmar. Convido vocês a visitarem os blogs da Andréa e a dar uma lida na minha e nas outras entrevistas também ;)

Para comemorar a ocasião e não perder o costume, hehe, fiz um bolo aromático e muito macio e suculento. Aproveitei para usar alguns ingredientes que ganhei de presente uma certa vez!

E vamos ao bolo!


Bolo de amêndoa com manga e baunilha
Para uma fôrma de 30 cm Ø ou duas de 20 cm, ambas com no mínimo 5 cm de altura

Para a manga baunilhada


2 mangas grandes limpas e cortadas = 687g
100g de açúcar cristal
80g de água filtrada ou mineral
½ fava de baunilha
Sumo de meio limão médio

Divida uma fava de baunilha em duas e corte uma metade no meio no sentido horizontal. Raspe o interior, obtendo assim uma pastinha natural com um zilhão de sementinhas de baunilha.


Em uma panela ou melhor, uma sauteuse, coloque o açúcar, a água, a fava e a pastinha retirada do interior da baunilha e ligue o fogo médio. Assim que ferver, conte dois minutos e despeje as manga que devem está cortada em pedaços grandes e irregulares e o sumo do meio limão. É interessante “dissolver” a pastinha da baunilha para melhor se misturar à calda.


Envolva todos os ingredientes uns com os outros, deixe por mais um minuto e desligue o fogo. Não deixe cozinhar demais para a manga não ficar muito mole. Retire a sauteuse do fogão e ponha em lugar ventilado ou fresco para esfriar. 


Utilize no mínimo morno quase frio ou totalmente frio.

A calda que fica deve ser reservada para usar na finalização do bolo!


Massa do bolo de amêndoa com baunilha


180g de açúcar cristal
200g de manteiga sem sal
1 col. de café rasa de sal
1 col. de café cheia de
Patê de Baunilha ou a pastinha da outra metade da fava da baunilha
4 ovos
240g de farinha de trigo com fermento
+ 1 ½ para polvilhar*, se usar sem fermento, misture à farinha ½ col. sopa rasa de fermento para bolo
140g farinha de amêndoa com pele ou sem
100ml de leite de coco
Manga baunilhada

Pré aqueça o forno a 180° C.

Bata (mão ou batedeira) o açúcar, a manteiga, o sal e o patê de baunilha até obter uma massa fofa e esbranquiçada. Adicione os ovos um por vez, batendo após cada adição. 

Acrescente a metade da farinha de trigo e misture. Agora a farinha de amêndoa, misture. Por fim a outra metade da farinha de trigo. Junte o leite de coco e misture somente até agregar.

Forre o fundo da ou das fôrmas com papel manteiga somente com o papel manteiga. Não use manteiga para o papel aderir à forma ou unte a mesma. 

Arrume uns poucos da massa no fundo da fôrma e ponha alguns pedaços da manga baunilhada espalhado. *Agora polvilhe uma camada bem fininha de farinha de trigo. Arrume o restante da massa intercalando com os pedaços da manga baunilhada e por fim ponha o restante da mesma sempre espalhado.


Essa é a hora de polvilhar a farinha extra!



Leve o ou os bolos para assar por uns 40 ou 50 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Retire o bolo do forno, coloque-o sobre uma grade e regue com a calda que sobrou da manga baunilha.



Olhem que delícia essas sementinhas de baunilha espalhadas!

Deixe o bolo absolver toda a calda antes de desenforma. Eu desenformei ainda morninho, pois estava curiosa para saber o resultado :) Você pode deixar ele esfriar totalmente se quiser ou desenformar até no dia seguinte. Acredito que assim a umidade se distribuirá melhor no bolo todo.

Meu marido disse que foi o melhor bolo que eu já fiz e todos aqui de casa comeram e elogiaram. Minha opinião? Eu achei muito gostoso!

Bom, é esse e isso aí! Espero que tenham gostado :)

Um forte abraço e uma ótimo final de semana para vocês :)




 

14 comentários:

  1. Bolos feito com farinha de amêndoas ficam macios e muito perfumados. Gostei da mistura com a manga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gente que bolo lindo!
    Adorei a combinação e confesso que fiquei cheia de vontade de fazer!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça Dani! Você não vai se arrepender ;)
      Grande beijo

      Excluir
  3. Me imagino el sabor tan delicioso que tiene ese bizcocho!!!. con esa mezcla se hace irresistible!!!. Un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Ana, ¿cómo estás? Echo de menos visitar su blog muy hermoso!
      Gracias por su amabilidad!
      Un fuerte abrazo :)

      Excluir
  4. Queila que tentador esse bolo...adorei sua entrevista e vc nao precisa ficar receosa com a forma q vc escreve, seu blog eh perfeito, o jeito q vc descreve as receitas com detalhes, as fotos impecáveis e as receitas incriveis...parabéns como sempre! nao canso de falar q sou sua fã...bjim
    http://bomdemesagarfoeboca.blogspot.com.br/2013/01/blackn-sweet.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Que bom que leu a entrevista :) Fico sempre muito feliz com teu carinho! Obrigada :)
      Você é uma fofa mesmo :)
      Beijinhos

      Excluir
  5. Amore...mais explicadinho que isso não dá! Um PAP incrível! Nota 11!!!! UM beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ana, que bom! Que bom que gostou da entrevista <3
      1000 beijos querida :)

      Excluir
  6. Que lindo o seu blog, as receitas, as fotos! Gostei especialmente desse bolo e do bolo de tapioca. Gosto de tudo que leva tapioca. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou Bel :) Adoro bolo de tapioca :)
      Beijão

      Excluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...