segunda-feira, 25 de março de 2013

Mousse de iogurte grego com salada de manga e cereja




Desde que eu fui ao encontro gourmet e conheci o iogurte grego da Nestlé, confesso que fiquei tentada em experimentá-lo em alguma receita.

E o natal de 2012 foi a ocasião. Experimentei e bem viu! 

Não é propaganda, a Nestlé não me pagou para fazer esse post, nem nada disso. Só achei um produto legal e queria fazer uma receita com ele.

E para não ficar só na receita, resolvi também compartilhá-la com vocês, pois vai que vocês têm uma reunião familiar ou algo da espécie e precisam de uma sobremesa que renda para muitas pessoas...


Mousse de iogurte grego com salada de manga e cereja
Para 10 porções 
 

Salada de manga e cereja
Rende aprox. 750g 

150g de manga cortada em cubos grandes
30 ml de água filtrada
350g de manga cortada em pequeninos cubos
, use uma manga não muito madura!
200g de cerejas frescas sem caroço e cortadas em pequeninos cubos
1 ½ col. sopa de açúcar demerara
Raspas de um limão
1 col. sopa de mel
1 col. sopa de extrato de romã ou sumo de limão

Bata os 150g de manga com a água até que vire um creme. Passe esse creme na peneira para retirar possíveis fios da fruta. Reserve o creme sem fios.

Num bowl de vidro misture os 350g de manga, a cereja, o açúcar, as raspas do limão, o mel, o extrato de romã e o creme de manga feito anteriormente. Se for necessário, adicione uma ou duas colheres de sopa de água filtrada para dar fluidez à salada.  


Cubra a salada e deixe “repousar” por uns dez minutos e então porcione em taças e depois leve para gelar enquanto a mousse é feita. A quantidade de salada por taça deveria ser de 2 colheres de sopa. O que sobrar, deve ser reservado na geladeira, devidamente embalado, para decorar a sobremesa depois de gelada.


Mousse de iogurte grego
Rende aprox. 1150g


500g de iogurte grego tradicional integral, já é adoçado!
170g de iogurte integral natural
De 100 a 150g de leite condensado
6g de gelatina em pó incolor
350g de creme de leite fresco batido em ponto de chantili mole

Todos os ingredientes devem está em temperatura ambiente, com exceção do chantili.

 Em um bowl misture o iogurte grego, o iogurte natural e o leite condensado. Adicione a gelatina hidratada e dissolvida e misture. Por fim, junte o chantili e misture até que fique um creme homogêneo.

Porcione o mousse nas taças com a salada que foi previamente refrigerada e coloque novamente na geladeira por umas 8 horas.

Passado esse tempo decore com um pouco de salada de manga e cereja e algumas tiras de manga. 
Reserve na geladeira até a hora de servir.

Essa sobremesa fez total sucesso e foi muito bem aceita!

Espero que vocês tenham gostado :)

Um forte abraço e uma ótima semana a todos :)





quarta-feira, 13 de março de 2013

Bolinho leve de limão com creme




Sabe aqueles dias que você entra na cozinha para tentar algo novo, mas não necessariamente muito trabalhoso? Pois é, esse foi o caso desse bolinho, que ficou tão fofinho, tão gostosinho, tão geladinho, mas que eu e a família comemos de montão!

Hoje não tem muito texto, mas tem essa receita que eu indico muito!

Ai gente, ultimamente aqui a maré tá pra bolos e bolinhos :) Vão perdoando aí tá?!!


Bolinho leve de limão com creme
Rende entre 18 e 20 unidades

4 ovos
180g de açúcar refinado
1 pitada de sal
100 ml de óleo vegetal
100ml de leite
Raspas de 2 limões pequenos
1 col. chá de fermento para bolo
½ col chá de bicarbonato de sódio

215g de farinha de trigo

Pré aqueça o forno á 180° C e coloque as fôrminhas de papel nas cavidades da fôrma de metal.

Bata os ovos, o açúcar e o sal até ficar uma mistura bem aerada e esbranquiçada. Misture o óleo com o leite e adicione à mistura de ovos com açúcar, mexa até ficar homogêneo.


Acrescente as raspas de limão. Junte o fermento e o bicarbonato com a farinha, misture, peneire e de uma só vez acrescente à massa com ovos. Misture até ficar homogêneo.


Porcione a massa nas forminhas e leve para assar por 20 ou 25 minutos. Antes de retirar do forno espete uns dois bolinhos com um palito de dente e se sair limpo, está pronto!



Coloque a assadeira em cima de uma grande e deixe os bolinhos amornarem dentro da assadeira. Só então você retira os danados e os coloca novamente em cima da grade para esfriarem totalmente.

Eu usei fôrmas de metais diferentes, por isso os bolinhos cresceram de maneira desigual!

Quando frios, armazene os bolinhos em vasilhas plásticas e guarde-os na geladeira. Tome cuidado ao manuseá-los, pois essa massa fica muito levinha e fofinha. Se quiser deixar a massa um pouco mais pesada, coloque então 250g de farinha ao invés de 215g e 1 col. chá de bicarbonato de sódio ao invés de ½ colher.


Creme de limão
Rende aprox. 550g
 
220g de leite condensado
75 ml de sumo de limão
200g de creme de leite uht
da caixinha
1 col. sopa de açúcar
5g de gelatina em pó sem sabor
80g de iogurte integral natural

Misture o leite condensado com o sumo de limão e reserve por 5 minutos. Junte o creme de leite, o açúcar e misture. Hidrate e dissolva a gelatina e acrescente ao creme.  Por fim junte o iogurte ao creme, misture e deixe gelar por umas 3 horas.

Esse creme não fica sólido, mas fica firme e bem cremoso. Se você quiser colocar com o saco de confeitar e bico para ficar mais bonito e apresentável, então ao invés de usar 5g de gelatina use 7g e já coloque o creme dentro do saco de confeitar com o bico dentro da geladeira e deixe gelar.
 
Calda de limão
Rende aprox. 110 ml

40g de açúcar cristal
80g ml da água
15 ml ou 1 col. sopa de sumo de limão

Esquente o açúcar e a água até dissolver o açúcar. Desligue o fogo e deixe esfriar por completo e então adicione o sumo de limão e misture.

Reserve na geladeira!


Para servir

Retire a fôrminha de papel do bolinho e descarte. Coloque o bolinho em cima de um prato e faça furos em vários pontos . Regue o bolinho com umas 2 col. chá de calda de limão.


Por fim, cubra o bolinho com o creme de limão. Use mais ou menos 2 col. chá de creme de limão por bolinho. Espalhe o creme com as costas da colher descontraidamente. Decore da maneira que preferir. Logo abaixo estão 3 opções!
 
Bom, é isso aí! Bolinho prontinho, geladinho e delicioso. Aqui em casa foi sucesso!

Espero que vocês tenham gostado :)

Um forte abraço para todos :)








terça-feira, 5 de março de 2013

2 anos de blog e Bolo de banana




Deixando de lado um pouco as últimas notícias, quero com muita alegria comemorar com vocês os 2 anos de Gourmet e Gourmand nessa esfera de foodblogs tão deliciosa.

Como acontece com uma pessoa real, quando se comemora aniversários, a ocasião onde se comemora o aniversário é também a ocasião onde se comemora todos os outros que passaram. Damos, claro, mais ênfase ao ano comemorado, mas aquele se deu ano após ano.

Vem cá para quê essa conversa mesmo? Hahahahahahaha! Só queria puxar uma deixa para ressaltar o quanto esse blog me deixou feliz em mais um ano de existência. 

Fiz mais amigos, cozinhei mais embora não postando tanto nos últimos meses, dei entrevistas :) por conta do blog, fui a um encontro gourmet mais que o máximo, ganhei presentes incríveis de uma amiga secreta, pude sentir que a amizade com os velhos amigos ficou mais coesa e mais algumas outras coisas boas que não estão vindo na mente agora.

Bom! Quero dizer a vocês todos que visitam o blog e que gostam dessa atmosfera doce (no momento) que vocês encontram aqui, que agradeço imensamente pelo carinho, pelos comentários e por todos os hhhhuuuummmm que eu sei que vocês soltam quando vêem um novo post. Não, isso não é algo muito convencido, é só um reflexo que eu tenho quando vejo uma comida ou doce gostoso. Imagino que vocês façam isso também :)

Muito obrigada aos velhos e novos amigos pela companhia, aos do Facebook muito obrigada pelos vários curtir e comentários legais, a você que ler o blog e faz ou não as receitas, muito obrigada. Enfim, a todos que conhecem o meu Gourmet e Gourmand muito obrigada pela companhia!

Reafirmo aqui os votos do primeiro ano de blog e convido vocês a continuarem acompanhando essa cozinha feita com muito carinho para vocês :)

E como não podia faltar.......... Bolooooooo e receita!


Bolo de banana com amêndoa e cobertura de chocolate
Para uma fôrma de 24 cm de diâmetro e 10 cm de altura com furo e 5 cm de altura sem furo

75g de açúcar demerara
75g de açúcar cristal
150 ml de óleo vegetal
5 gemas
1 col. café de patê de baunilha ou 1 col. chá de essência de baunilha
Entre 190 e 200g de banana da prata grosseiramente amassada
100 ml de leite de coco
75g de farinha de amêndoa
170g de farinha de trigo com fermento,
se usar sem fermento adicione 1 col. sopa rasa de fermento para bolo na mesma quantidade dada de farinha
5 claras batidas em neve com uma pitada de sal

Unte a fôrma e enfarinhe. Pré aqueça o forno a 180° C. Separe e pese os ingredientes. Separe os ovos, mas só bata as claras antes de usá-las. Descasque as bananas, mas só amasse antes de usar.

Ainda com excesso de farinha!

Em um bowl junte os açúcares, o óleo, as gemas e a baunilha e bata vigorosamente até que o cheiro do ovo saia por completo. Eu bati na mão mesmo! Amasse as bananas e junte à mistura.


Adicione o leite de coco e misture. Agora acrescente a farinha de amêndoa e misture novamente.



Acrescente a farinha de trigo peneirada e misture. Por fim bata as claras em neve com um pouco de sal e adicione em duas etapas na massa. Coloque 1/3 das claras batidas e misture até agregar e depois misture o restante devagar para não perder o ar acumulado.



Coloque a massa na fôrma e leve para assar em forno pré por uns 45 ou 55 minutos. Esse tempo vai depender do seu forno. Não se esqueça de fazer o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.


Desenforme quando estiver morno!

 
Cobertura de chocolate
Rende aprox. 330g


200g de creme de leite uht
100g de achocolatado
2 col. sopa de açúcar demerara

Misture todos os ingredientes em uma panelinha e cozinhe até ficar bem quente. Não deve ferver! Coloque em um bowl de vidro e cubra com um flime de PVC. 

Utilize em temperatura ambiente ou gelado se preferir!



Esse bolo é bem pouco doce. Afirmo que ele sem essa cobertura de chocolate é um bolo bem “chato” no sabor, mas bem legal para quem valoriza o uso de pouco açúcar.
 
Para finalizar, é só regar a gosto o bolo com a cobertura ou calda se preferirem chamar assim :)


Espero que tenham gostado. Aqui a aprovação foi unânime ;)

Desejo a vocês uma ótima semana <3




Esse pedaço guardei para você!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...