quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sablés Vienenses Rustique




Eu acho incrível como um livro pode me render!

Essa constatação não se trata de um livro em especial.  Se trata de uma forma que encontrei de “materializar” através de palavras o que sinto quando encontro um livro que possa me trazer conhecimento e prazer.

Esse rendimento já se deu várias vezes e com isso nasceu minha querida biblioteca. Além dela, também tive a oportunidade de fazer uma parceria com a editora Larousse, que infelizmente não temos mais. Mesmo assim, a minha relação com os livros ainda continua plena.

Tem livros que eu boto o olho, logo me apaixono e levo pra casa. Quando vou lendo a paixão vai crescendo e então vira amor. Esses posso chamar de meus prediletos.

Tem livros que eu fico flertando durante um tempo até que decido namorar com ele. Para namorar é preciso estar junto e então a melhor decisão é comprá-lo. 

E uma vez que estamos juntos, aí ninguém mais nos segura. A entrega é grande e nesse meio da literatura gastronômica eu sinto o maior prazer com a liberdade de poder ser poligâmica, pois muitas vezes estou ligada a mais que um livro ao mesmo tempo. 

Sei que muitas pessoas gostam ou amam livros de culinária e gastronomia e eu posso dizer a essas pessoas que elas não estão sozinhas. Eu estou aqui somando a esse grupo que não se cansa de se encantar e se render a essa invenção maravilhosa.

Hoje lhes trago uma receita totalmente modificada de um biscoitinho que vi em um livro muito legal e inspirador. A receita em si no livro é muito mais simples, mas serviu de incentivo para fazer essa que lhes apresento.

Antes de terminar o texto de hoje que é uma pequena explanação do meu amor pelos livros, quero informar o meu até logo ou até breve. Vou fazer uma pausa para me dedicar aos assuntos da minha mudança.

Acredito que essa pausa dure uns 5 ou 6 meses. Se dê, volto aqui mais uma vez antes de ir para postar algo repentino e dá um alô para todos.

Nesse meio tempo estarei disponível por e-mail ou Facebook. Não se preocupem, pois logo, logo estou de volta. Fiquem bem tá :)


Sablés Vienenses Rustique
Rende entre 45 e 47 unidades

92g de farinha de trigo integral
92g de farinha de trigo especial
20g de cacau em pó
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
1 pitada de cumaru ou Tonka
, ralada na hora
1 ovo
80g de açúcar mascavo
170g de manteiga sem sal
50g de figo seco bem picadinho
Eventualmente ½ col. sopa de leite gelado

Faça a Mise en Place dos ingredientes. Manteiga e ovo devem estar na temperatura ambiente. Peneire todos os secos e reserve. Pré aqueça o forno á 180° C.


Em um bowl bata o ovo e o açúcar mascavo somente até agregar. Adicione a manteiga a essa mistura e bata até que fique um creme homogêneo. Acrescente o figo seco que deve realmente estar bem picadinho e misture.


Junte de uma só vez os secos (farinhas de trigo, cacau em pó, sal, pimenta e cumaru) ao creme de manteiga e figo e misture até formar uma massa com a consistência de uma pasta. Se a massa ficar muito espessa, então junte o leite. 


Coloque a massa em um saco de confeitar que deve estar com um bico canelado e forme os biscoitinhos em formato de um W de três (WV assim mais ou menos!) sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, folha antiaderente ou silpat.


No livro diz para assar os biscoitinhos por 12 minutos, mas eu assei por uns 18 ou 20 minutos, pois eu os queria crocantes. Com relação ao tempo de “assamento”, isso vai de forno. Os sablés não ficam firmes no forno, mas sim quando vão esfriando. Ao toque, quando eles saírem do forno, estarão ainda um pouco macios.

Deixe esfriar em cima de uma grade até que fiquem totalmente frios. Depois é só se deliciar :)

Esses biscoitinhos são uma delícia. A textura fica macia e crocante ao mesmo tempo e o melhor é que são muito pouco doces, além de serem parcialmente integral. Combinam muito bem com um chá ou um cafezinho!

Aqui fez sucesso. Meu marido e Cadu não ficarão tranqüilos até que acabe. Eu particularmente gostei muito. Espero que vocês tenham gostado também :)

Um forte abraço e até logo!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...