Nhoque de brigadeiro com biscoito e molho de leite de coco, ufa!!!


Olá!

É incrível o que as crianças, quando liberdade tem, podem fazer. Fazem umas três (talvez mais) semanas que conheci Aelita Andre por vídeo.

O que e como essa meninha pinta é algo fora da realidade. Seu primeiro quadro ela pintou com 2 anos de idade. Fez sua primeira exposição com 4. Um de seus quadros chegou a valer 24 mil dólares e ela não tava nem aí, só queria saber mesmo era de brincar/pintar.

Eu penso que todas as pessoas têm um dom, sinceramente, divino ou diabólico! Ninguém sabe explicar realmente o que se passa com nossos sentidos e instintos quando estamos fazendo o que gostamos. 

Mais é certo afirmar que quando isso acontece, entramos em contato com algo fora da capacidade humana de entender coisas, como essas que a Aelita faz.

Quando eu cozinho passam coisas dentro de mim que eu adoro sentir. É como “eletricidade”! 

Acho que não preciso explicar grandes coisas do post de hoje. Como aqui é um blog de culinária, acho que somente o necessário, a receita!


Nhoque de brigadeiro com biscoitos e molho de leite de coco
Rende aprox. 4 rolinhos de 3 cm de Ø e 20 cm de comprimento

Nhoque

395g de leite condensado, 1 lata ou caixinha
100g de chocolate meio amargo, quanto mais amargo mió
20g de cacau em pó
20g de manteiga sem sal
de boa qualidade, sempre :)
1 pitadinha de sal
100ml de leite integral
60g de amido de milho
60g de biscoitos de chocolate
de sua preferência cortados grosseiramente


Faça toda a Mise em Place. Inclusive: estender, primeiramente, dois pedaços de filme de PVC (sobre uma mesa ou coisa parecida) e untar com manteiga sem sal, só a parte do centro, em sentido longitudinal tipo assim
Clique em cima para ver melhor!

Eu tentei primeiramente com papel alumínio, mas não foi! Nem pensei em tentar com o manteiga... Deu foi com o filme mesmo. Melhor flexibilidade e melhor visibilidade!

Também prepare um saco de confeiteiro, grande o suficiente para caber toda a massa dentro dele. Se você usar um pequeno, vai ter que recolocar massa e isso fará uma bela meleira. Mas se você não se importa, vá em frente.


Prepare também água fria em um recipiente que possa encaixa a panela do brigadeiro dentro!

Com o leite condensado, a manteiga, o cacau, o chocolate, a pitadinha de sal e fogo baixo, faça um brigadeiro até o ponto de enrolar. Desligue o fogo. Troque de colher de silicone (ou o que for) por um batedor de arame (ou Fouet). Junte o leite ao amido de milho e rapidamente acrescente a mistura ao brigadeiro. Rápido! Mexa logo para não empelotar ;)

Religue o fogo (chama média) e volte a cozinhar a “massa do nhoque” até que fique bem firme. Começa a desgrudar do fundo da panela, aí você cozinha até engrossar bastante. Mas não é para deixar virar uma massa igual a purê de batata duro!

Chegando a esse ponto, desligue o fogo. Coloque a panela dentro do recipiente reservado com água fria e deixe esfriar um pouco. Junte o biscoito e continue mexendo. Para saber a temperatura ideal, que é a que você suporta em suas mãos, tem que colocar o dedão para sentir. Uma colher para provar também vai.


Encha o saco de confeiteiro com a “massa do nhoque” e bloqueie o fundo para não escapar massa. Com uma tesoura ou faca afiada, recorte a ponta onde irá sair a massa modelada, em um tamanho suficientemente grande para formar tipo uma salsicha longa e comprida.


Mele a ponta do dedo indicador com manteiga e posicione-o bem onde você for começar a espremer a salsicha (isso evitará que escorregue!). Exprema a massa sobre o filme. Com as abas vá dando forma a salsicha. Depois enrole tudo bem bonitinho e alise fazendo movimentos de vai e vem, bem sutis. Se for preciso recorte o excesso de filme.


Leve o rolinho ao freezer e faça os outros. Sempre ao terminar de fazer um rolinho, leve-o ao freezer e o que já tiver no freezer dê mais uma enroladinha para não perder o formato roliço.

Quando todos os rolinhos estiverem feitos, coloque tudo na geladeira para terminar de endurecer. Sempre voltando a enrolar para manter o formato roliço, até que estejam todos duros o suficiente para corte.

Vale acrescentar que a textura do nhoque é bem densa, brigadeiro né! Mas o molho faz amaciar um pouco!


Molho de leite de coco
Rende 350 ml


½ receita de creme inglês
55g de chocolate branco picado
200ml de leite de coco


Se quiser servir com bastante molho, é melhor fazer duas receitas do mesmo!!!!

Faça o creme inglês. Quando estiver alcançado o ponto ideal, retire do banho maria (não descarte o banho, pois você precisará) e junte o chocolate branco. Mexa até derreter. Agora acrescente o leite de coco, volte o recipiente ao banho maria e deixe até esquentar. Retire do banho e reserve. Com a água quente do banho maria você poderá aquecer a faca que irá cortar os nhoques!
 
Corte os rolinhos em nhoques e disponha-os sobre um prato fundo. Regue com molho (cuidado para não esconder os nhoques) ainda morno (ou gelado!), decore como preferir e sirva.

Abraços brigadeirados e nhocados :)

Outra sugestão é sevir em Cuillères