quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Compota de manga com maracujá


Essa é a segunda escolha de compota que fiz do livro Compotas e Chutneys da editora Larousse. 

Confesso que essa foi a minha preferida das duas. Doce, azedo, consistentes pedaços de manga e a crocância das sementes do maracujá, em fim, uma compota de cor linda e sabor bem delicioso.

Além disso, também foi bem prática de se fazer. Eu usei mangas maduras, mas de polpa firme e acho que isso contribuiu para que ficasse um pouco mais líquida, mesmo cozinhando por mais tempo que o indicado na receita!



Achei que se eu usasse uma fruta de polpa mais macia, poderia esbagaçar tudo durante o cozimento e se tornar um mangue hehe. De qualquer forma, esse ponto mais líquido caiu muito bem em uma sobremesa que fiz para utilizar a compota, um blancmanger de coco, ficou ótimo :P
 
Não conformada com o caso, cozinhei mais uma vez a mesma compota, só que meia receita. Desta vez usando uma manga grande e de textura mais macia. Ficou muito bom e a consistência foi um pouco mais cremosa. Alguns pedaços se desfizeram e outros ficaram inteiros. Em fim, ficou bom dos dois jeitos ;)



Compota de manga com maracujá
Rende 800g de compota (informação retirada do livro) 

2 mangas grandes (700g de polpa de manga), eu usei 4 mangas pequenas
4 maracujás grandes e bem maduros, desses 4 maracujás rendeu 300ml de polpa, achei muito e só usei 230ml
500g de açúcar demerara

Texto da receita escrito de acordo com o livro!

Descasque as mangas e corte a polpa em cubos. Corte os maracujás ao meio, em seguida retire a polpa e as sementes com uma colher pequena. Misture a polpa e as sementes das frutas com o açúcar em uma tigela. Em seguida, despeje tudo em uma panela de fundo grosso.




Leve ao fogo baixo (correção, médio!) até atingir o ponto de fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Verifique o ponto do cozimento despejando algumas gotas da compota sobre um pires previamente resfriado. Se a compota se fixa e se torna espessa ao contato com a superfície fria, é sinal de que está pronta. Se não, refaça este teste depois de 2 a 4 minutos.

Vasilha com água para retirar a espuma que se formará. Essa compota não teve tanta espuma quanto a de banana!

Reparta a compota de manga assim que tirar do fogo em potes de vidro e tampe-os em seguida. Acaba aqui o texto do livro!

Na primeira tentativa, esse tempo de cozimento de 20 minutos, para mim foi de 20 + 6 x 4 minutos, ou seja, 44 minutos de cozimento até que o líquido reduzisse bastante. Com isso o rendimento provavelmente não foi o mesmo que o indicado pelo livro. 

Olhem só o tanto que reduziu!

Na segunda tentativa, o cozimento durou 32 minutos, 12 minutos a mais que o indicado no livro. Ficou cremoso e ainda fiz o teste do prato resfriado e deu certo.  Vale lembrar que a quantidade que fiz foi reduzida e isso ajuda no ponto do resultado final!

Esse vidro da tampa verde, eu reaproveitei, pois tinha usado todo o conteúdo da primeira tentativa ;) Lavei e reusei :)


Achei a experiência de “testar” essas receitas muito legal. Irei com certeza experimentar mais outras receitas do livro e me deliciar com elas.

Espero que vocês tenham gostado. Aproveitem agora um pouco do blancmanger de coco com compota de manga com maracujá :P e mais fotos aqui!

Um abraço para todos :)




9 comentários:

  1. Queila... eu nao conheço o livro mas estou achando ele bom demais... pode continuar a postar as suas compotas, pois estao me dando belas dicas para presentes de Natal!!! e ficam lindas....!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda! Essa vou fazer ainda hoje, pois tenho mangas muitas mangas no pomar. Quando tiver frutas em produção vou pedir receitas desse livro pra você hehe.
    Está lindíssima sua compota.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei a combinação! Realmente deve ficar perfeito, eu quero! Qualquer dia desses vou tentar, o livro parece realmente ótimo hein?
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  4. Una delicia!!. has utilizados dos de mis frutas preferidas. y encima de la crema de coco me parece genial!!. Un beso

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei!

    Fico pensando em colocar um toque de gengibre...será que daria certo?!

    Vendo os seus posts estou me animando para tentar fazer minha primeira compota. Mas para chegar nesse nível ainda vou ter que ralar um monte....rsrsrs

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  6. Tenho visto muitas receitas com essa cobinação manga/maracujá. Não só ficou linda como deve ter ficado divina em cima desse blancmanger de coco. Super gourmet! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá minha querida Margarida :) Eu acho ótimo presentear as pessoas com algo de comer. Além de ser prazeroso para fazer o presente, ainda damos uma coisa que logo precisará de substituição e aí podemos dar mais presentes :) As receitas de compotas, ficam por aqui, mas em breve trarei mais novidades :)
    Um beijo

    Lourdes do céu, vou me mudar... vou ser tua vizinha e ponto! Como pode? A pessoa tem um pomar e ainda pode fazer a receita assim que lê! Isso é muito boooom :))
    Um beijo

    Oi Cecília! Essa combinação se tornou um clássico e você sabe né, nada melhor e mais charmoso que um sabor clássico :) Pode fazer sossegada, a compota está super aprovada :)
    Um beijo

    Hola Anna :)
    Estas frutas también se encuentran entre mis favoritos :)
    Juntos, combinan a la perfección!
    Yo propongo la reproducción de esta receta, te va a encantar ;)
    Un beso

    Ai Stefânia, eu pensei nisso assim que comecei a fazer a danada, mas tinha que me reter a receita!!! Claro que o gengibre combina, mas se eu fosse fazer, iria diminuir a quantidade de maracujá em 50% e só colocaria o gengibre no final da preparação. Uns cinco minutos antes de desligar o fogo ;)
    Seria muito bom se eu encontrasse gengibres novos por aqui!
    Se você for começar a sua primeira experiência com as compotas, com essa receita, então acho que você irá se animar bastante :) Aproveita para comprar vidros... hehehe
    Um beijo

    Oi Renata! Pois é, essa combi se tornou um clássico e eu acho isso o máximo :) O sabor é muito gostoso e eu super recomendo :)
    Essa blancmanger de coco tem uma textura super leve e leva pouquíssimo açúcar... caiu como uma luva :)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Queila, esta combinação ficou linda, e certamente deliciosa e perfumada. Vou mostrar para a minha mamis, que vai amar!!!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Pati :) Mostre mesmo, embora eu acho que sua mamis já é mestre ;)
    Um grande beijo

    ResponderExcluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...