Cupcake de morango com chantili


Assim que recebi o novo livro da editora Larousse decidi fazer a receita da capa :)

O motivo é bem simples, queria simplesmente reproduzir essa coisa deliciosa de se ver e de se comer de cupcake :P Nossa que esse danado desse bolinho é muito gostoso :) A massa é bem levinha e a cobertura com chantili é simplesmente um arraso. 

De qualquer forma, ainda ousei fazer uma substituição ao conjunto, um recheio de creme de limão, que em minha opinião ficou nota 10 :)

Além da receita fica a dica do livro como presente de natal ou ano novo, caso você ainda não tenha comprado ou quer presentear a alguém ou a si mesma (o) de última hora! Também é um ótimo presente para qualquer ocasião :)

O livro é muito legal, tem muita receita gostosa. Além de trazer dicas importantes nas primeiras páginas, ele tráz também uma gama de receitas interessantes e diversificadas de bolos, bolinhos, cupcakes, rocomboles, huuuummmmm!


Tem um bolo com ameixas frescas que eu já estou de olho ;) Mas isso é coisa para um próximo post :)

Quero aproveitar a oportunidade para desejar feliz festas para todas (os) vocês. Que o natal seja farto em todos os sentidos e o ano novo bem próspero e cheio de coisas boas e novidades  :) Sintam-se fortemente abraçadas (os) :)

Vamos à receita, pois ainda dá tempo de fazer para a ceia!!!


Cupcake de morango com chantili
Rende 12 cupcakes

Fiz tudo como consta no livro. O extra foi somente a substituição dos morangos pelo creme de limão como recheio!

2 ovos, claras e gemas separadas
115g de açúcar, usei cristal
85g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
85g de farinha de trigo com fermento,
ou sem fermento adicionando 1 colher e ½ de chá fermento em pó
30g de amido de milho
2 colheres de sopa de água quente
¼ de colher de chá de essência de baunilha

Preaqueça o forno a 200° C. Forre a forma para 12 muffins/cupcakes com forminhas de papel.

Coloque as claras em uma tigela de vidro ou de metal e bata até que fiquem em ponto de neve. Adicione 1 colher de sopa de açúcar, bata mais um pouco e reserve. Em uma outra tigela, bata a manteiga e o açúcar restante com a batedeira ou com uma colher de pau até obter um creme claro e fofo. Adicione as gemas e bata novamente.

Peneire por cima a farinha e o amido de milho e continue batendo, juntando as 2 colheres de sopa de água quente e a essência de baunilha. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente com uma colher.

Encha 2/3 das forminhas com a massa. Asse por cerca de 12 minutos ou até que os cupcakes estejam crescidos, dourados e macios ao toque. Depois de assados, transfira-os para uma grade para que esfriem. Use completamente frio!



Para o recheio e cobertura


120g de leite condensado
Um pouco de raspas de limão
25ml de sumo de limão verde/Taiti
225g de morangos limpos, como não usei morango no recheio,
coloquei um morango inteiro para decorar cada cupcake
150ml de creme de leite fresco,
eu usei 215g, pois queria uma volta bem generosa de chantili
30g de açúcar, usei o cristal,
mas é melhor usar o refinado, pois dissolve melhor e mais rápido
Algumas gotinhas de suco de limão siciliano

Para o creme de limão misture o leite condensado, as raspas do limão e o seu sumo até que fique tudo homogêneo. Reserve na geladeira.



Corte os morangos como preferir para decorar os cupcakes. Eu os cortei ao meio, mas sem chegar até o fim da fruta. Depois dei uma esticadinha, cada banda para o seu lado oposto e reservei assim para decorar.

No livro diz para cortar 6 morangos pequenos ao meio ou três grandes em quatro e reservar para decorar.  O restante, cortar em cubinhos, adoçar com um pouco de açúcar e algumas gotas de limão. Reservar. Bater o creme de leite fresco com o restante do açúcar até formar picos firmes. Reserve na geladeira!

Corte a tampa dos cupcakes (não as descarte!), retire um pouco do miolo e recheie com os morangos cortadinhos (ou creme de limão). Tampe os cupcakes ou reserve as tampas para finalizar decorando juntamente com o morango. 

Pincelei um pouco de Nappage de limão para dar brilho aos morangos!

Encher um saco de confeitar com o chantili e fazer uma voltinha bem bonita por cima de cada bolinho. Termine a decoração dispondo o morango cortado (inteiro, em banda ou em quatro) e a tampinha previamente cortada por cima dos bolinhos (opcional!).

Espero que tenham gostado :)

Um abraço gente, ho ho ho!!!