sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bolo com peras

Uma homenagem ao blog Dulces bocados :)

Na quarta feira passada meu maridon resolveu comprar todo o estoque de peras portuguesas de um supermercado daqui das proximidades. Ele achou que porque as danadas estavam custando R$ 2,00 o quilo, ele deveria levar tudo para casa.



Muito bom da parte dele não ter trazido todo os 5 kg de pera maduras, se não eu teria que fazer doce de pera aos bocados.

Bom, o que decidi fazer com 6 unidades das peras que ele trouxe foi esse bolinho. Simples, fácil e ainda ficou muito molhadinho e de quebra pode-se sentir o sabor de? Peras! Sábia decisão!

Olha, vocês não reparem não se derrepente surgir por aqui uma série de posts com peras :s


Bolo com Peras
Para uma forma de fundo removível de 25 cm Ø e 5 cm alt.

6 peras pequenas, 1 unid pesava em média 87g
Sumo de uma banda de limão
, menos que isso!
200g de açúcar
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos
1 pitada de sal
1 col. chá de essência de baunilha
2 col. chá de fermento para bolo
200g de farinha de trigo
Açúcar demerara para cima das pêras
, opcional


Descasque as peras, corte ao meio e retire o centro da fruta. Tome cuidado para retirar só o necessário. Reserve em um bowl de plástico ou vidro e pingue algumas gotinhas de sumo de limão por cima. Não demore para usar!


De preferência faça a Mise em place dos ingredientes e deixe o forno pré aquecendo a 180°C antes de tratar as peras.

Prepare a forma com papel manteiga no fundo (deixe uma pequena borda sobre saliente) e manteiga e farinha dos lados. Em um bowl bata o açúcar e a manteiga até obter uma massa fofa e esbranquiçada.

Acrescente ovo por ovo batendo a cada adição. Ainda batendo, junte o sal e depois a essência de baunilha.

Por fim, com a ajuda de um garfo misture o fermento à farinha e peneire tudo de uma só vez em cima da massa de açúcar, manteiga e ovos. Bata rapidamente só até a farinha se agregar à massa (ficar tudo homogêneo).


Disponha a massa na forma e espalhe-a uniformemente. Agora coloque as peras e espalhe um pouquinho de açúcar demerara por cima. Assim que o açúcar derreter, ele irá trazer um dulçor especial para as peras.

Um pequeno armengue que fiz juntando uma forma canelada com um aro :s



Leve para assar por 40, 50 minutos (faça o teste do palito antes de tirar do forno!). Retire o bolo do forno e coloque-o em cima de uma grade e deixe até que amorne. Depois é só retirar o bolo da forma e colocar em cima de um prato para servir.



Eu decidi espalhar um pouco de açúcar de confeiteiro (sem amido!) por cima do bolo. Mas você pode deixá-lo sem nada por cima e servir com algum molhinho de chocolate ou com o que você preferir.

Espero que tenham gostado :)

Um abraço e um ótimo final de semana para vocês :)




18 comentários:

  1. Me gustan mucho los bizcochos con peras o manzanas. el tuyo se ve delicioso y con el chocolate encima me ha encantado!!!. besos

    ResponderExcluir
  2. Queila, adoro seus posts, suas receitas, suas fotos!
    Tudo muito lindo!!!!
    Ah, e não vou reclamar de mais receitas com peras não viu?! Amo :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Queila...nunca imaginei bolo de pêra, deve fik delicioso, ainda mais com uma camadinha de chocolates por cima...me surpreendo sempre com suas receitas, q fogem do comum...bjinhos...já te falei q comemoraremos niver de blog praticamente na mesma época? parabens pra vc, sei q vc ainda tem mto a crescer...vc merece e eu quero estar aki vendo seu sucesso...

    ResponderExcluir
  4. Queila, esse bolo é muito leve, do jeitinho que eu gosto.
    Tenho uma receita de torta invisível, que leva maçã e pera e fica muito boa também. Fica como sugestão pra você acabar com o estoque de peras!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Linda adoro sempre passar por aqui, seu blog é me deixa de água na boca!lindo e sempre cheio de dicas legais! Visita o blog da Ana Bela, tem dicas super legais. Estamos em busca de consultoras online. Somos de Salvador também Que tal ganhar muito representando lindos acessórios com uma parceria incrível no blog?
    Aguardo sua visitinha lá no blog
    Bjs da Ana

    ResponderExcluir
  6. Lindo,maravilhoso, perfeito!! adjetivos basicos para falar do qeu voce faz!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Queila! O bolo deve ser ótimo de qualquer jeito, mas eu sempre vou preferir com a calda de chocolate! Hahahaha
    Abs,
    Amelí

    ResponderExcluir
  8. Eu estou encantada com essa massa! Suas guloseimas são um arraso!
    Bjssss

    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Queila, quando vi esse seu bolo fiquei louca! Me deu água na boca, o meu marido ama qualquer doce com peras e tive que correr para fazer. Acabou de sair aqui do forno, acrescentei um pouco de doce de leite tb, e só o que tenho a dizer é que ficou ABSURDAMENTE maravilhoso! Amanhã você estará lá no blog em destaque, te passo o link! Parabéns, a receita é realmente sensacional!!! Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  10. Parece ótimo Queila!! Adoro bolinhos assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. VEM ATÉ AQUI ATRAVÉS DO BLOG DA CECILIA, JUSTO POR CAUSA DESTE BOLO.
    É UM BOLO LINDO E ACREDITO QUE BEM DELICIOSO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse bolo de pêra, gosto muito de bolos com fruta. E como pêra e chocolate são uma tentação, vou aceitar a sugestão de "regar" as fatias :)

    ResponderExcluir
  13. Olá Queila, estou chegando por aqui agora e estou encantada com tanto talento e criatividade!!Vi essa receita no blog da Cecília e corri conferir a inspiração...parabéns, você nasceu para isso... sucesso e felicidades!!!bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  14. Vim através do post da Cecília e reforçou mais ainda a vontade de preparar este bolo, do jeito que adoro, massa fofinha e fruta junto! Vou fazer na primeira oportunidade! Bjss

    ResponderExcluir
  15. Hummmmmmmmmm, que delícia, amo peras e esse bolo me encheu a boca de água...outro dia fiz uma torta de peras que vou publicar logo, logo.
    Parabéns as fotos estão lindas!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  16. Queila, a cada post seu minha vontade de me mudar para a sua cidade aumenta rssss
    Você precisa urgente abrir um restaurante, essas delicias que você faz me dão àgua na boca. Eu não sou fã de pera, mas esse bolo me chamou rssss e o sorvete do post anterior, hummmm ai ai Queila, que tal vir passar umas ferias com a familia aqui em casa? Rssss
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
  17. Queila, vi o post da Cecilia e corri para conferir a receita original. Agora entendi porque a Ceci ficou com a maior vontade de fazer, lindo o bolo! Adoro peras, vou guardar a receita para quando achar uma pechincha dessas, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Queila querida,
    Saudades de você! Tenho andado numa correria louca, tentando me equilibrar com tudo que tenho que dar conta.
    Não sei o que vc está passando, mas sei que todos nós passamos por momentos que não entendemos, mas o consolo é que tudo, tudo passa.
    Torço por vc.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Adoro receber comentários! Sinta-se à vontade :) a cozinha é nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...