Bolo com peras

Uma homenagem ao blog Dulces bocados :)

Na quarta feira passada meu maridon resolveu comprar todo o estoque de peras portuguesas de um supermercado daqui das proximidades. Ele achou que porque as danadas estavam custando R$ 2,00 o quilo, ele deveria levar tudo para casa.



Muito bom da parte dele não ter trazido todo os 5 kg de pera maduras, se não eu teria que fazer doce de pera aos bocados.

Bom, o que decidi fazer com 6 unidades das peras que ele trouxe foi esse bolinho. Simples, fácil e ainda ficou muito molhadinho e de quebra pode-se sentir o sabor de? Peras! Sábia decisão!

Olha, vocês não reparem não se derrepente surgir por aqui uma série de posts com peras :s


Bolo com Peras
Para uma forma de fundo removível de 25 cm Ø e 5 cm alt.

6 peras pequenas, 1 unid pesava em média 87g
Sumo de uma banda de limão
, menos que isso!
200g de açúcar
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos
1 pitada de sal
1 col. chá de essência de baunilha
2 col. chá de fermento para bolo
200g de farinha de trigo
Açúcar demerara para cima das pêras
, opcional


Descasque as peras, corte ao meio e retire o centro da fruta. Tome cuidado para retirar só o necessário. Reserve em um bowl de plástico ou vidro e pingue algumas gotinhas de sumo de limão por cima. Não demore para usar!


De preferência faça a Mise em place dos ingredientes e deixe o forno pré aquecendo a 180°C antes de tratar as peras.

Prepare a forma com papel manteiga no fundo (deixe uma pequena borda sobre saliente) e manteiga e farinha dos lados. Em um bowl bata o açúcar e a manteiga até obter uma massa fofa e esbranquiçada.

Acrescente ovo por ovo batendo a cada adição. Ainda batendo, junte o sal e depois a essência de baunilha.

Por fim, com a ajuda de um garfo misture o fermento à farinha e peneire tudo de uma só vez em cima da massa de açúcar, manteiga e ovos. Bata rapidamente só até a farinha se agregar à massa (ficar tudo homogêneo).


Disponha a massa na forma e espalhe-a uniformemente. Agora coloque as peras e espalhe um pouquinho de açúcar demerara por cima. Assim que o açúcar derreter, ele irá trazer um dulçor especial para as peras.

Um pequeno armengue que fiz juntando uma forma canelada com um aro :s



Leve para assar por 40, 50 minutos (faça o teste do palito antes de tirar do forno!). Retire o bolo do forno e coloque-o em cima de uma grade e deixe até que amorne. Depois é só retirar o bolo da forma e colocar em cima de um prato para servir.



Eu decidi espalhar um pouco de açúcar de confeiteiro (sem amido!) por cima do bolo. Mas você pode deixá-lo sem nada por cima e servir com algum molhinho de chocolate ou com o que você preferir.

Espero que tenham gostado :)

Um abraço e um ótimo final de semana para vocês :)