Picolés da manga e amendoim


Olá queridos e queridas :) Estou de volta e aos poucos vou colocar minhas visitas em vossos cantinhos culinarísticos em dias :) Agradeço imensamente as visitinhas de vocês durante esses dias :)

Primeiro post do ano de 2012! Uhhhuuu! Eu estou contente e cheia de planos para o aniversário do blog que está se aproximando. Em breve novidades ;)

Fazem dois anos de minha vida que depois do ano novo vem uma data muito linda, o aniversário de meu filho Cadu e esse ano novamente comemoramos com alegria.

Além da alegria tinham algumas guloseimas também. Entre elas, cachorro quente, gelatina, brigadeiro, sucos de fruta, macarrãozinho gravatinha com molhinho de atum, coxinha e empadinha de galinha, pipoca doce, o bolo e esses dois picolés super cremosos que eu mesma preparei para a garotada.

Esse ano novamente, nenhuma criança sentiu falta do refrigerante. Aliás, só uma, a minha irmã :s

Não, eu não sou radical. Só não ofereço a outras crianças o que não daria para meu próprio filho. Além de que, eu acho que nem sempre é preciso servir tanto refrigerante em aniversário de criança.

Temos tantas frutas maravilhosas nessa terra Brasilis, porque não oferecer suco de fruta? Também dei uma reforçada no molho do cachorro quente com legumes e verduras frescos, coloquei chocolate de qualidade e amargo no brigadeiro e bolo, usei pouquíssimo açúcar no bolo, entre outras coisinhas. Acredito que balancei legal ;)

Bom, as crianças adoraram todas as guloseimas e meu filhote ficou muito contente em ter seus amiguinhos em sua festinha :)


Picolés de manga e amendoim (ambos super cremosos!)
Rende, manga: 1,2 L e amendoim: 1,1 L

Picolé de manga: 

De 700g a 750g de manga em cubos
50ml de água filtrada ou mineral
1/2 lata ou caixinha de leite condensado
300g de creme de leite uht, eu usei o leve da nestlé
(isso não é propaganda!)
150ml de leite integral
45g de glucose de milho
6g de gelatina
Cubinhos de manga para acrescentar, opcional!


Com a manga em cubos e os 50ml de água, faça uma polpa e passe pela peneira para retirar os fiapos. Reserve.

Aqueça o leite e junte a glucose. Mexa só até que a glucose derreta. Deixe amornar antes de usar.

Junte à polpa de manga, o leite condensado, o creme de leite e o leite glucosado e misture. Agora acrescente a gelatina devidamente hidratada e dissolvida e misture novamente.

Coloquei no fundo de copinhos descartáveis de 80ml, alguns cubinhos de manga. Depois coloquei a massa do picolé, quase até a boca do copinho. Agora coloquei mais alguns cubinhos de manga por cima e levei para o freezer.




Picolé de amendoim:

355g/ml de leite integral
75g de glucose de milho
250g de pasta integral de amendoim sem açúcar
½ lata ou caixinha de leite condensado
300g de creme de leite uht, usei o leve da nestlé
6g de gelatina
Xerém de castanha de cajú para acrescentar, opicional!


Aqueça o leite e junte a glucose. Mexa só até que a glucose derreta. Não precisa deixar amornar antes de usar.

Bata no liquidificador ou com um mixer, esse leite glucosado e a pasta de amendoim. Bata somente até que a pasta se misture ao leite.

Junte o leite condensado, o creme de leite e misture. Por fim, adicione a gelatina devidamente hidratada e dissolvida e misture novamente.

Porcionei a massa do picolé de amendoim em copinhos iguais ao que usei nos picolés de manga, espalhei por cima um pouco de xerém de castanha de cajú (você pode usar xerém de amendoim ;) e levei para o freezer.




Ambos:

Quando estavam quase durinhos, espetei os palitos de madeira e deixei terminar de congelar.

Imaginem vocês que me esqueci de colocar o palito em um dos copinhos :s Mas depois eu coloquei ;)


Quando estavam congelados, segurei no palito, recortei com a ponta de uma tesoura em vários pontos a borda dos copinhos e fui descascando os picolés. Guardei-os em vasilhas de sorvete que tinha em casa e deixei no freezer até o dia de serem servidos.



Com certeza usar os copinhos descartáveis não é lá uma opção muito ecológica. Comprarei em breve uma picoleteira, pois esses picolés fizeram, tanto na primeira festinha quanto nessa, muito sucesso :)

Além de tornar festinhas mais agradáveis, esses picolés são uma ótima opção para esse verão, que se apresenta bem quente por aqui ;)

Espero que tenham gostado :)

Um forte abraço :)




Esse foi o bolo :)